Formação da Imagem

Entender a formação da imagem não é nada complicado, principalmente sabendo dos conceitos que apresentamos aqui nas postagens anteriores. Pois bem, vamos começar analisando tudo isso na prática:
Você, agora, está olhando pra tela do computador, lendo tudo isso que está escrito nesse pequeno blog não é mesmo? Logo, você tem a imagem da tela do seu computador, que está mostrando esse blog. Você está lendo esse post. Vamos começar explicando de uma maneira mais simples: A luz emitida pelo objeto que você está olhando agora (no caso, o monitor) entra no seu olho, atráves do cristalino, formam uma imagem na retina que é mandada para o seu cérebro atráves do nervo optico e lá é onde vai ser interpretado. Pronto, é assim que você consegue ler tudo que está escrito aqui!
Mas vamos explicar isso de uma melhor maneira:
Nossos olhos são como uma câmara fotográfica. Ambos têm uma abertura para a passagem de luz, uma lente e um anteparo onde a imagem é recebida e registrada. Começa no cristalino, uma única lente convergente biconvexa (um meio transparente).  Vamos considerar precisamente situada a 5 mm da córnea e a 15 mm da retina. Quando os raios de luz provenientes de um objeto atravessam essa lente, sofrem refração (refração é quando os raios de luz alcançam uma superfície angular de outro material, meio transparente ou translucido,  eles mudam de direção.)e com isso forma uma imagem real e invertida localizada exatamente sobre a retina para que ela seja nítida. Na retina, acontece a percepção da luz e das cores, através dos bastonetes e dos cones. Essa percepção faz acontecer uma reação química, que tem por resultado impulsos elétricos. Esses impulsos elétricos contem as informações do que estamos vendo e vão para o nervo óptico, de lá pro cérebro, e aí no córtex visual há o processamento de uma inversão da imagem fazendo com que nós vejamos o objeto na sua posição normal. É assim que enxergamos. Simples, não?

About these ads

About olhohumano

Você quer dar uma olhada em como o seus olhos veem o mundo? Você veio ao lugar certo! Fica de olho!
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s