A retina e o nervo optico


Antes de tudo, precisamos esclarecer sobre a retina e o nervo optico, que são partes extremamente importante para a nossa visão.
 A retina é como uma tela onde se projetam as imagens: retém as imagens e as traduz para o cérebro através de impulsos elétricos enviados pelo nervo óptico. retina consiste de milhões de bastonetes e cones. Quando estimulados pela luz proveniente do olho, os bastonetes e cones se decompõe quando expostos à luz. Quando estimulados esses receptores enviam impulsos para o cérebro (através do nervo óptico) onde a imagem é percebida. Existem três tipos de cones diferentes. Na retina, a interação desses sistemas de cones é responsável pela percepção das cores. Um tipo de cone é sensível ao azul e violeta, o outro ao verde e o terceiro ao amarelo. Uma das teorias para explicar a sensação da cores no ser humano sustenta que qualquer cor é determinada pela freqüência relativa dos impulsos que chegam ao cérebro provenientes de cada um desses três sistemas de cones, ou seja, a luz é percebida no cérebro num processo de adição de cores.
O nervo optico é responsável por mandar essa imagem invertida captada nos olhos para o cerébro e é lá que essa imagem vai ser interpretada.

Agora que já sabemos todos os componentes do olho humano e todas as suas funções, podemos partir para uma parte extremamente importante no conhecimento dos olhos: a formação da imagem.

About olhohumano

Você quer dar uma olhada em como o seus olhos veem o mundo? Você veio ao lugar certo! Fica de olho!
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s