Anatomia do Olho Humano

O que você vê nessa imagem é o globo ocular, que recebe este nome por ter a forma de um globo e fica dentro de uma cavidade óssea e protegido pelas pálpebras. Existem em seu exterior seis músculos que são responsáveis pelos movimentos oculares, e também três camadas aderidas entre si com a função de visão, nutrição e proteção. A camada externa é constituída pela córnea e a esclerótica, que servem para  proteção. A córnea é a parte transparente do olho que cobre a íris, e faz a refração da luz. Nos humanos, o ‘’poder de refração’’ da córnea é de aproximadamente 43 diopitrias. A camada média ou também conhecida como vascular é formada pela íris, a coróide e o corpo ciliar. A camada interna é constituída pela retina que é a parte nervosa. Existe ainda o humor aquoso que é um líquido incolor que existe entre a córnea e o cristalino. O humor vítreo é uma substância gelatinosa que preenche todo o espaço interno do globo ocular também entre a córnea e o cristalino. Tudo isso funciona para manter a forma esférica do olho.
O cristalino é uma lente gelatinosa, elástica e convergente que focaliza a luz que entra no olho, formando imagens na retina. A distância focal do cristalino é modificada por movimentos dos músculos do corpo ciliar, permitindo ajustar a visão para objetos próximos ou distantes. Isso se chama de acomodação do olho à distância do objeto.
A íris controla a quantidade de luz entrando no olho dilatando a pupila (quando quer aumentar a quantidade de luz) ou contraindo a pupila (para reduzir a quantidade de luz). A íris é a porção colorida do olho (olhos azuis, castanhos etc.) e sua cor é decidida geneticamente e é determinada pelo tipo e quantidade de pigmentos na íris do olho. A pupila é a região associada ao pequeno círculo do olho.
O olho ainda apresenta, as pálpebras, as glândulas lacrimais e os cílios. A função dos cílios é impedir a entrada de poeira e o excesso da luz.  as pálpebras. São responsáveis pela proteção dos olhos e para espalhar o líquido que conhecemos como lágrima, são produzidos nas glândulas lacrimais, sua função é espalhar esse líquido através dos movimentos das pálpebras lavando e lubrificando o olho.
Há também o ponto cego, que é o lugar de onde o nervo óptico sai do olho. É assim chamada porque não existem, no local, receptores sensoriais. Não havendo, portanto, resposta à estimulação.

About olhohumano

Você quer dar uma olhada em como o seus olhos veem o mundo? Você veio ao lugar certo! Fica de olho!
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s